Muitos times de desenvolvimento independente tem reclamado da postura da Nintendo nos últimos meses

Jogo Indie - Nintendo Switch
Cenário ruim para o cenário indie na Nintendo?

Antes do lançamento do Switch, a Nintendo, por diversas vezes, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento indie. Em feiras como a Bit Summit 4th, ela levou desenvolvedores indies que mostraram seus jogos para consoles e portáteis.

Porém, a realidade é outra. Vários desenvolvedores estão se queixando da forma como a Nintendo impõe as coisas.

O site PVPLive trouxe uma entrevista com alguns desses desenvolvedores anônimos. Veja o que eles dizem:

Eu tenho uma relação de longa data com a Nintendo. Muitas vezes saímos para tomar um drink, tanto que considero muitos ali dentro como amigos. Sempre levei meus melhores jogos para suas plataformas e, de certa forma, fui responsável pelas ótimas notas dos jogos nos consoles da Nintendo, então, tínhamos uma grande relação.
Quando o Switch ainda se chamava “NX”, eu estendi a mão para eles quando as pessoas nem sabiam se aquilo era um computador de de mão ou um console, então eu considero um tapa na cara as respostas excessivamente formais como meus últimos e-mails foram respondidos.

Em outra conversa com mais um desenvolvedor independente, ele se queixa do “jogo duro” da Nintendo:

Eles tentam forçar os times de desenvolvimento para criar experiências de jogos exclusivos para as plataformas Nintendo, sendo a única moeda de troca o simples direito de lançar os jogos. 

Além de um melhor relacionamento, outro problema na visão dos desenvolvedores é a incoerência da Nintendo com essas políticas. De acordo com eles, a Nintendo alega que está tomando essas atitudes com jogos já existentes que são portados para o seu sistema, mesmo que tenha em seu portifólio jogos como Shovel Knights, Binding of Isaac entre outros. Para “ajudar”, quem aprova os jogos é uma equipe de marketing que sequer tem experiência em desenvolvimento de jogos.

É bem verdade que outros desenvolvedores não tem reclamado da Nintendo e até já estão fazendo jogos para o Switch.

Torçamos para que essa crise passe, afinal, ter uma empresa como a Nintendo apoiando o cenário independente é muito importante!

DEIXE UMA MENSAGEM